sexta-feira, fevereiro 08, 2008

No carro...

Mas é no carro que a reflexão ganha impulso... Sempre há quem diga que é o tempo que se passa na estrada que se encontra a oportunidade para pensar na vida, etc...

Talvez seja a dispersão absoluta da atenção diante das coisas passando, o efêmero contínuo e a ausência do desafio de se estar diante de uma realidade estática; e assim, com os olhos correndo as coisas exteriores, o pensamento percorre nosso turbilhão interior.

Eu sempre quis escrever um texto sobre essa experiência, pois ao volante passei e repassei momentos marcantes, e talvez até tenha sido o lugar em que mais derramei lágrimas - lágrimas arrancadas! É o palco perfeito para a dramatização da banalidade de nossas vidas, entre o escritório e o almoço, entre a casa e a padaria.

Aliás, certamente o carro é hoje o lugar preferido pelas pessoas para ouvir música. Eu, por exemplo, aprendi a gostar de música bem cedo, aos meus 11 ou 12 anos - mas a partir do momento que passei a dirigir, é no volante que descobri gêneros, e com as mãos ao volante nasceram as paixões musicais.

Nós e o carro tornamo-nos um só: um bólido musical e ardente em reflexões!


2 comentários:

Pacis Editora- Marcelo Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Material para a inteligência. Enriquecendo e exercitando o meu intelecto, a partir do seu texto.
Me lembrei de um fato. Um dia perguntei a um amigo o por que de um carro tão caro. Ele me respondeu;
" Marcelo, antes eu passava a aior parte do meu tempo em casa, investia nela. Hoje, eu viajo, dou palestras, o carro é a minha nova casa. Não sei se "nova" é o termo apropriado, mas o lugar onde eu passo boa parte do tempo. Eu chego em casa e durmo.A cama tem que ser boa. No carro e não posso dormir, ele tem que ser todo bom."
Explicado. Me pareceu lógico.
Tenho percebido que as suas postagens estão mais espaçosas-refiro-me ao tempo- seus textos ficaram mais livres, mas também mais curtos. Como explica? É um novo estilo que está trilhando? Qual a idéia que está por trás?
Abraço Barba. As idéias lançadas aqui, como sempre, são muito boas.