quinta-feira, agosto 10, 2006

É a lama, é a lama!

Como silenciar diante da atual crise ético-político-social? É merda para todo lado!
Se antes sabíamos que corrupção existia, hoje ela é declarada, e pior, nem ao menos nos sentimos em condições de criticá-la. Não se enganem: o corrupto não é um monstro que olha no espelho e diz: - Hoje vou desviar verba das ambulâncias, foder a vida de milhares de enfermos, deixá-los na mão, pois não estou nem me lixando para todo esse "povo" que vive na lama. Estou preocupado é com meu bolso. Otários!
Não é assim! Ele é como eu ou VOCÊ, quando você deu aquele golpe na seguradora de seu carro, como quando arrumou aquele bom emprego no serviço público para um amigo (mas que era um bom profissional), quando comprou aquele toca-fitas roubado, etc... Tudo isso, lógico, porque não dá para sobreviver de outra maneira. Somos todos corruptos!
Tragédia dos Comuns: o que eu faço, tem uma mínima repercussão, mas todos pensando assim, vira essa merda em que estamos metidos!
Vivemos o sentimento de: "cada um por si". E cada um usa das armas de que dispõe. O PCC é reflexo de anos de descaso de todos nós com a desigualdade e situação social. O governador Lembo jogou a culpa em cima da classe média que trata mal seus empregados. A elite intelectual do país, leia-se, artistas, jornalistas e outros, criticaram mordazmente tal afirmação. Vejo nessa afirmação dois lados. Se por um lado é verdade que o governador demonstrou mais uma vez nossa mania de jogar a culpa das mazelas nos outros, e ainda, excluiu a culpa dos próprios desfavorecidos, por outro lado, parece-me, ao menos, um indício de que a classe média começa, timidamente, a realizar a saudável auto-crítica. Marcelo Tas, em seu blog, acusou o governador de hipócrita. Se admite sua culpa, é hipócrita, se nega, é arrogante. Suspeito que haja outras cores a pintar a realidade que não somente o preto e o branco.
Diante do descaso de uns, arrogância de outros, visão achatada de muitos, difícil vislumbrar uma solução. É a lama, é a lama!

3 comentários:

Anônimo disse...

Estamos perdidos nos nossos próprios umbigos.

Anônimo disse...

Bom, muito bom!!! Ou ruim, muito ruim, poie é a lama, com certeza!! Se afeta um ou mil, a diferença está em alguns números. Mas vejo um porém entre os sujeitos da história: alguns têm a imaturidade disfarçada de mal caratismo, outros o mal caratismo disfarçado de oportunidade. O que é pior, muito pior.
Abraços e parabéns!

Psicanálise,Filosofia e Educação- Prof. Marcelo disse...

Sua última Frase: " ...difícil vislumbrar uma solução".

Os Titãs deram uma solução interessante

"A solução é alugar o Brasil
Nos não vamos pagar nada
é tudo free..."

Barba.
A sua questão é a questão de todos nós.É a questão da nossa vida.

Bacio amico bravo

Marcelo