segunda-feira, fevereiro 25, 2008

O homem indignado - I

- Até que eu aguento bastante, mas tem hora que não dá. Dizem que sou revoltado, que sou radical; talvez exagere, ou será que são os outros que exageram na alienação. Vejamos:

As pessoas utilizam sua capacidade de discernimento e reflexão apenas para 2 coisas: ganhar dinheiro e consumir... Veja bem: não é por outro motivo que a economia mundial vem crescendo tanto, uma vez que depende, basicamente, do binômio trabalhar/consumir.

Com toda a energia e capacidade focados nessas atividades, o resultado são coisas fantásticas para comprar; ou alguém aí vai negar que os designs dos carros não são realmente lindíssimos ou que não gostaria de ver sua mulher utilizando os aparatos “fique gostosa” que as celebridades usufruem. Sim, comprando os aparatos “fique gostosa”, mulheres de feições obscuras, tortas, de rosto ou de postura; após alguns exercícios, maquiagens, roupas, sapatos “sou sexy” e uma cara de “quero dar” e, óbvio, algumas cirurgias, tornam-se belas mulheres fatais com andar confiante.

O que também prolifera são verdadeiros consumistas profissionais: além de já ter destravado o iphone para uso aqui no Brasil assim que foi lançado nos E.U.A., instalou todos os joguinhos e truquezinhos que o transformou em um "mágico do iphone". Seus números compreendem um gole de cerveja direto do iphone ou a visão radiográfica dos nossos ossos com a tela do aparelho: basta comprar - temos um show man! O consumista antenado conhece os melhores lugares para comprar de helicopteros a dvd´s piratas.

E a reflexão e o senso crítico não atinge o próprio consumo, e enfim, se vê com um off-road de última geração, de suspensão inteligente, com tração nas 4 rodas, literalmente impotente diante de quilometros de trânsito. No guarda-roupas, para cada 5 peças adquiridas e jogadas ali, 4 nunca sequer chegam a ser utilizadas...
Opta-se muito, escolhe-se pouco; pois ouve-se a música que lhe colocaram, para o cinema foi mais para comer pipoca do que para ver o filme, para o teatro foi uma vez na vida para poder dizer que já foi.
O que me resta? Só matando!

3 comentários:

Moni disse...

assim é o mundo.. e a tendencia é só piorar... a grande amioria se deixa levar por isso!

Br0t0 disse...

Adorei a parte dos sapatos "Sou sexy" e a cara "quero dar"...
perfeito!!!!
mas como a blogueira monik disse o mundo só tende a piorar mesmo!!!!
colokei seu blog como link do meu..
depois da uma passadinha lá..
beijin!!!!

Bruno Memoria disse...

gostei do texto !!

achei bem legal msm !!

se quiser dar uma olhada no meu post.. mais um sobre a censura na ditadura militar...
abraços !!
e me avise de novos posts...

abraço.